quarta-feira, 12 de maio de 2010

Entendendo a Palavra de Deus - Jo 16, 12-15.



AS COISAS QUE HÃO DE VIR.
O Espírito da Verdade tem, junto aos discípulos de Jesus, várias funções. Entre elas, a função de ensinar e a função profética.
Na função de ensinar, o Espírito instruirá os discípulos a respeito da verdade plena. Não se trata de uma revelação paralela à de Jesus, nem complementar. Movidos pelo Espírito, os discípulos serão capazes de atingir um nível, até então desconhecido, de compreensão dos ensinamentos do Mestre. Obterão uma sabedoria não quantitativa, mas sim qualitativamente superior, pelo fato de, com a ajuda do Espírito, estarem capacitados a dar um testemunho convincente de sua adesão a Jesus. O Espírito revela-se aos discípulos no contexto da experiência de vida. Agora, tudo o que os discípulos e, de um modo especial, os apóstolos, testemunharam ao lado de Jesus por quase três anos, tomam um sentido totalmente diferente. O que Cristo fazia, eles farão, movidos pelo Espirito Santo, em nome de Jesus.
Na função profética, Ele lhes anunciará as coisas que hão de vir. Exclui-se, aqui, todo tipo de previsão exata do futuro, de modo que os discípulos pudessem se precaver. O Espírito irá ajudá-los a conhecer melhor o que significa Jesus para cada momento da história humana. É uma ajuda na linha do discernimento, da interpretação dos fatos, da disposição humana para acolher o Mestre. Isto possibilitará ao discípulo caminhar com segurança, sem correr o risco de ser enganado. Afinal, vendo-se pressionado pelo mundo, estará sempre correndo o risco de dar um passo em falso. O Espírito revela-lhe por onde caminhar.


UM POUQUINHO DAS SOLENIDADES QUE VAMOS CELEBRAR...

Neste próximo domingo, estaremos celebrando a Ascenção do Senhor; é o Cristo voltando para o Pai, mas já preparando o mundo, a partir dos apóstolos, para a sua segunda volta. Esta solenidade inicia o ciclo de quatro grandes solenidades que a Igreja celebra seguidamente. Depois da Ascenção de Cristo, que celebramos, como já expliquei no próximo domingo, celebramos a solenidade de Pentecostes: A vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos.
Essa festa já acontece no domingo, dia 23 de maio.
No domingo sunsequente, dia 30 de maio, a Igreja retoma o Tempo Comum com a solenidade da Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Um só Deus em três pessoas. Nosso Deus uno e Trino. Por fim, no dia 03 de junho, quinta-feira, cebramos a solenidade do Corpo e Sangue de Jesus: Corpus Christi.
É a certeza de que Jesus se faz realmente presente no Pão e Vinho Consagrados. Seu Corpo e Sangue que recebemos na Santa Missa, relembra todo o Santo Sacrifício que Ele se submeteu, por ordem do Pai, para salvar toda a humanidade perdoando nossos pecados. É o fim das festas pascais e a retomada do Tempo Comum com a certeza de que Deus está sempre presente em nossa vida na pessoa do Filho, que se dá como alimento a todos nós, pela ação do Espírito Santo.
Essa é a nossa Igreja, mostrando que todos os atos de Jesus foram realizados para a nossa Salvação, para que nossa vida tenha realmente um sentido muito maior do que a nossa limitação humana alcança. Fomos criados para a felicidade, para alegria, para estarmos cada vez mais juntos do Pai e, com a certeza da ação do Espírito Santo em nossas vidas, nos ajudando nas angústias e sofrimentos, termos a certeza de que, um dia, chegaremos ao Reino que o Cristo preparou para todos nós.
Vivamos esse tempo com participação, alegria e muita fé.

Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Um comentário:

  1. Visitei seu blog e gostei. Visite o meu se gostar façamos uma interação. Graça e Paz.
    http://joaorevela.blogspot.com/

    ResponderExcluir