quarta-feira, 21 de abril de 2010

Entrevista com a Banda DOM


A Banda DOM lançou, recentemente, pela Gravadora Canção Nova, o cd "O Amor Vai Falar". Os integrantes do grupo – Augusto César, Felipe Freire e Frederico Cruz – estiveram na sede da Comunidade Canção Nova e conversaram com o cancaonova.com sobre esta novidade.

Reunidos na Ermida Mãe Rainha, eles partilharam sobre os 10 anos da banda, da história dela com a Canção Nova e de como é a vida do músico católico. Também revelaram quais são suas músicas preferidas, falaram um pouco da rotina da vida de um músico.


cancaonova.com: Antes de falar sobre o novo trabalho, quanto tempo vocês têm de estrada? E quanto tempo juntos nesta missão de levar Deus por meio da música?

Augusto: No ano passado completamos 10 anos juntos nesta caminhada, e neste ano comemoramos 10 anos do primeiro CD “Tudo é do Pai”. Então, para nós, é uma alegria muito grande perceber que muitas coisas aconteceram conosco e com a banda. Nós conseguimos permanecer firmes na fé, fiéis à nossa vocação de evangelizadores e contamos sempre com a graça e com as orações de todos para que continuemos sempre dando uma resposta positiva a esse amor de Deus com a nossa música, com o nosso ministério. Queremos fazer valer a Palavra de que "em tudo seja Deus glorificado".

cancaonova.com: Como foi a inspiração deste CD “O Amor Vai Falar” e o que ele quer falar ao público?

Felipe:
Esse CD é o mais voltado para a oração e para nossa vocação. Cada CD tem uma temática central. A música “Tudo é do Pai” fala desta volta do filho à casa do paterna e de recomeçar. “Permanecer no amor” fala da nossa caminhada depois que você faz a opção por Cristo de caminhar na vida da Igreja. Essa obra faz a reflexão desta vida de caminhada, da dificuldade da vocação.

Várias músicas falam dos momentos de sofrimento e desânimo, mas dizem que, até nesses momentos, nós vemos a graça de Deus. São momentos importantes para o crescimento de cada um de nós. Então, é um álbum com o qual nós temos rezado muito; tem sido um reflexo de tudo o que estamos vivendo. Por isso nós recebemos muitos e-mails de pessoas que se encontram com a música e dizem a nós: “Olha, essa música diz de tudo o que eu estou vivendo”. Mas isso porque nós da banda também estamos vivendo isso. Por isso este CD tem sido uma graça especial para nós.

cancaonova.com: Nós podemos dizer, então, que este CD [“O amor vai falar”] é um trabalho mais maduro?

Fred: Sem dúvida. Até mesmo porque nós da banda amadurecemos também na fé, na comunidade; e a vivência com os irmãos faz com que nós nos sintamos melhor a cada dia. A caminhada não é fácil, e este CD demonstra nossas dificuldades, anseios e sonhos; sobretudo, aquilo que se concretizou na nossa vida, que é viver a maturidade da fé. Não que estejamos prontos, mas continuamos seguindo o recado de um padre amigo nosso, que ajudou muito na nossa caminhada no início e que dizia assim: “Tenham sempre a reta intenção!”. Este CD nos dá a certeza de que estamos nesta reta intenção de seguir em frente rumo à eternidade, rumo aos braços do Pai.

cancaonova.com:
Deste novo trabalho, qual a música de que vocês mais gostam? Alguma tem um impacto mais forte em vocês?


Felipe: Cada dia tem uma música. Hoje, uma canção que eu rezo mais é “Te louvarei”, que é do Augusto e do Fred. Há nela uma frase que eu acho fantástica, porque nos dá muita força e diz assim: “Nos momentos mais difíceis, nas noites mais escuras, te louvarei, Senhor”. Ela retrata bem o momento pelo qual estou passando e nos ensina que tudo é motivo para darmos graça.


Fred: Há um trecho do “Amor vai falar” que diz assim: “O seu vazio foi criado pelo rumo errado do seu olhar”. Muitas vezes, no dia a dia do trabalho, da rotina, você diz: "Poxa vida, eu queria que fosse diferente; queria que minha vida fosse de outra forma!". Daí, quando eu canto essa música, vejo que nós criamos um ambiente errado para nossa vida. “O amor vai falar” é uma música que me levou muito à oração. O “Céu em você” até hoje eu me emociono muito quando a canto. Então, se eu pudesse escolher, escolheria essas duas.

Augusto: Eu vou com os meus irmãos. Acho que todas as músicas são muito legais. Quando você ouve a canção parece que é outra pessoa falando e não você que está envolvido com o projeto. Todas essas canções produzem em nós algo maravilhoso. Acho que é como o Fred e o Felipe falaram: nós precisamos saber olhar sempre para Deus, principalmente nos momentos de dificuldade.

cancaonova.com: Como é a vida de vocês fora dos palcos? Trabalho, família, Igreja... O dia a dia?

Fred: A nossa vida é absolutamente normal; nós temos trabalho, estamos inseridos na comunidade, tocamos no grupo de oração e, daí, surgiu a ideia de gravar o CD. Eu sou casado, participo de retiros para casais; tenho um grupo [de oração] na minha paróquia – Nossa Senhora da Salete, em São Paulo (SP) –, tenho o meu trabalho normal, gosto de ir ao cinema, de praticar esporte quando posso. Enfim, é uma vida normal.

Augusto: Eu e o Felipe trabalhamos diretamente com a música, dando aulas. Como o Fred falou, nossa vida é normal, parecida com a de todo o mundo. A música em nossa vida é mais um serviço à Igreja, assim como a Crisma, a Pastoral do Dízimo, a Catequese. Enfim, a nossa música não tem um fim em si mesma, ela é um pretexto para levar as pessoas para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário