quinta-feira, 24 de junho de 2010

Entendendo a Palavra de Deus.


SOLENIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA.
EVANGELHO DA VIGÍLIA


É necessário levar em consideração certos detalhes deste relato que nos ajudarão a entender melhor o sentido deste trcho do Evangelho de São Lucas. As pessoas: Zacarias e Isabel são descritos como pessoas piedosas, apegadas em tudo à Lei do Senhor e, portanto, a juízo de Deus, “justos”. Não tinham filhos por causa da esterilidade de Isabel. Com isso o Evangelho quer por em destaque a origem extraordinária de São João à maneira do que aconteceu a outros personagens, também eles chaves na história da salvação na antiguidade; Isaac, Samuel, e além disso quer ressaltar que Deus sempre se manifesta onde menos se pensa, nas pessoas que não representam nenhuma importância para nada nem para ninguém; Isabel é uma mulher humilhada por sua não fecundidade e Zacarias não o era menos; já avançado em idade, não tinha em quem prolongar seu nome. As pessoas e a instituição, templo e culto, desempenham um papel muito importante. Daí, não obstante, sairá um último chamado, um novo aviso vindo de Deus para que Israel se disponha a receber seu próximo enviado. Apenas onde existe a fé e a simplicidade de coração, as ações de Deus podem ser compreendidas.




SOLENIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
EVANGELHO DO DIA


O nascimento de João Batista é apresentado, pelo Evangelho de São Lucas, em paralelo com o de Jesus.
Na narrativa do nascimento de João, a questão central é o seu nome.
Zacarias era sacerdote no Templo e pela tradição o primeiro filho devia receber o nome do pai. Na anunciação a Zacarias, o anjo já comunicara seu nome, João, que significa "o Senhor é misericórdia".
Todos se perguntavam: "O que vai ser este menino?".
O nascimento de João em idade tardia de Isabel, fora do comum, e a mudança do nome, indicando a ruptura com a tradição do Judaísmo, eram sinais de que este
menino era chamado por Deus a participar de uma missão surpreendente.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário