domingo, 18 de julho de 2010

Entendendo a Palavra de Deus.


É NECESSÁRIO COLOCAR-SE COMO UM DISCÍPULO AOS PÉS DO MESTRE.

A ênfase da narrativa de São Lucas está no comportamento das duas mulheres, irmãs, expressamente nomeadas, Marta e Maria, em sua casa.
Marta e Maria dedicam-se com amor à acolhida de Jesus. Marta, provavelmente a mais velha, dona da casa, recebe Jesus e põe-se a cuidar do necessário ao bem-estar do hóspede.
Maria não deixa o hóspede só, e, aos seus pés, dedica-lhe atenção, permanecendo na escuta.
Ambas as coisas agradavam o hóspede. A narrativa não quer contrapor os dois comportamentos de Marta e Maria. Ela é rica de significados.
Na cultura do Judaísmo, as mulheres deviam limitar-se ao serviço doméstico. Os mestres da Lei consideravam que não cabia às mulheres se aprofundarem nos seus ensinamentos.
Agora, aos pés de Jesus, Maria, qual um discípulo aos pés do mestre, dedica-se à escuta de seus ensinamentos.
Marta, sob a influência da ideologia judaica, rejeita a atitude de Maria e o comunica a Jesus.
Com palavras de carinho, Ele faz com que ela veja que se deve libertar da condição limitada que lhe é imposta culturalmente e abrir-se ao novo e ao melhor, como Maria. O único necessário é o serviço à vida.
Os cuidados domésticos e a escuta da Palavra são necessários.
Contudo, é a Palavra libertadora e vivificante que orienta e dá sentido a todas as atividades.
A liturgia da Missa deste Domingo, apresenta, na primeira leitura, as figuras de Abraão e Sara que, como Marta, empenham-se no preparo do alimento dos três hóspedes. Na segunda leitura, é a figura de Paulo, que, como Maria, acolheu uma revelação, e passa a anunciá-la entre os pagãos.
Não deixe de participar da Missa neste Domingo!

Pe. Helder Tdeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário