terça-feira, 24 de agosto de 2010

FESTA DE SÃO BARTOLOMEU APÓSTOLO.


SÃO BARTOLOMEU, APÓSTOLO.


Bartolomeu, filho de Tolomeu, é um dos doze apóstolos, cujo nome está fielmente incluído na lista oficial do colégio apostólico.
E assim um do grupo dos doze, os íntimos de Jesus que o acompanharam durante toda sua vida pública. Foram testemunhas de sua paixão e de sua ressurreição e postos por Cristo como fundamentos da Igreja.
O evangelista São João não menciona o nome de Bartolomeu, fala porém duas vezes de Natanael, amigo do apóstolo Filipe, como participante do grupo oficial dos apóstolos. Todos os exegetas antigos e modernos identificam este Natanael com Bartolomeu, que, provavelmente, tinha dois nomes. Ficamos assim conhecendo o primeiro encontro de Jesus com Bartolomeu, num episódio do Evangelho de São João, de beleza e atração toda especial.
Tendo Jesus convidado Filipe a segui-lo, este, diz o Evangelho: "Encontra-se com Natanael e lhe diz: 'Encontramos aquele de quem escreveram Moisés na Lei e os Profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré'”.
Diz Natanael: 'De Nazaré pode sair algo de bom?' 'Vem e vê', acrescenta Filipe. Jesus, vendo Natanael que se aproximava, disse dele: 'Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento'. 'De onde me conheces?' diz-lhe Natanael. 'Antes que Filipe te chamasse, respondeu Jesus, eu te vi, quando estavas sob a figueira'. Respondeu-lhe Natanael: 'Rabi. Tu és o Filho de Deus, és o Rei de Israel'. Respondeu Jesus: 'Crês só porque te disse: Eu te vi sob a figueira? Verás coisas maiores do que estas'. E lhe diz: 'Em verdade em verdade vos digo: Vereis o céu aberto e os Anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem´“ (Jo 1, 45-51).
Este diálogo de Jesus com Bartolomeu mostra a retidão e a franqueza como notas distintivas de seu caráter. Bartolomeu era de Caná da Galiléia pequena aldeia a uns 10 km de Nazaré. Ainda hoje existe esta aldeia, que pode contar de quatro a cinco mil habitantes. Tornou-se famosa pelo milagre da transformação da água em vinho, que Jesus operou como convidado numas bodas. Fato que contribuiu para importância turística desta pequena cidade. Pouco se sabe de sua vida apostólica depois da dispersão dos Apóstolos.
A Bíblia nada diz e as antigas tradições parecem um tanto contraditórias. Um missionário do século II, fundador da escola de iniciação cristã em Alexandria, Panteno, percorreu o Oriente até à Índia e atesta que lá encontrou vestígios de Cristianismo e uma cópia hebraica do Evangelho de São Mateus, que pertencera a São Bartolomeu. O certo é que o nosso apóstolo viajou para o Oriente, provavelmente Armênia e Pérsia. A tradição diz que ele foi esfolado vivo, barbaridade esta cuja aplicação era conhecida e praticada na Pérsia e no Egito. Quem visita a grandiosa catedral de Milão na Itália, pode contemplar uma obra-prima de escultura representando São Bartolomeu esfolado, segurando nas mãos sua própria pele. Contudo, ele guardou no coração a fé e o amor a Cristo, que força alguma pode arrancar.



A oração da missa deste apóstolo nos manda pedir: "Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces do apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos".


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário