terça-feira, 14 de setembro de 2010

D. PAULO EVARISTO ARNS COMPLETA 89 ANOS.


O CARDEAL DOS POBRES.

Por quase 30 anos, o Cardeal D.Paulo Evaristo Arns, esteve a frente da Arquidiocese de São Paulo, a maior Arquidiocese do Brasil.
Naquela época, início dos anos 70, a Ditadura Militar, imposta pelo golpe de 1964, estava "a todo vapor".
Enquanto aqueles que a combatiam eram perseguidos, torturados e mortos, D. Paulo tornou-se um dos símbolos daqueles que defendiam a democracia e a liberdade.
Dom Paulo acolheu, em sua casa, vários destes perseguidos. A ditadura, então, passou a dizer uma frase que, infelizmente, até hoje, alguns acreditam: "O Cardeal de São Paulo defende bandidos!"
O que não se dizia, porém, era que esses "bandidos" eram os verdadeiros heróis da nação que defendiam a liberdade do país. Muitos deles foram torturados. Os que escapavam, chegavam à casa de Dom Paulo ou à Cúria Metropolitana quase mortos. No prefácio do Livro "Brasil Nunca Mais", o próprio Dom Paulo conta um pouco dos horrores que ele presenciou naqueles "anos de trevas".
Hoje, Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Paulo deve ser lembrado e reverenciado. O "Cardeal dos Pobres" completa 89 anos.
Parabéns Dom Paulo.
Tenho certeza de que todo o povo de São Paulo se alegra com o dom de sua vida. Se o Bom Pastor é aquele que dá a vida por suas ovelhas, então, Dom Paulo foi e continua sendo o bom e grande pastor de todos aqueles que amam a Igreja de Jesus em São Paulo e em toda as partes do mundo por onde ele passou pregando o evangelho, recebendo justas homenagens e lutando pelos mais pobres.

"é Paulo o seu nome
vai e põe-te a clamar
de esperança em esperança
faz o povo, o mundo mudar!"



EX SPE IN SPEN - De Esperança em Esperança. (Lema do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns - Arcebispo Emérito de São Paulo).





Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.


PS: Como ninguém é perfeito, Dom Paulo é corinthiano. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário