segunda-feira, 18 de outubro de 2010

HOJE É DIA DE SÃO LUCAS EVANGELISTA.


SÃO LUCAS EVANGELISTA - PADROEIRO DOS MÉDICOS.

Lucas nasceu em Antioquia e exerceu a profissão de médico (Cl 4, 14), depois da conversão, esteve a serviço de Paulo (Fm 24; 2Tm 4,11; At 16, 10-17; 20, 21; 28) e encontrou-se provavelmente a seu lado em seus últimos dias (2Tm 4, 11). Sua origem grega, sua procedência do paganismo e a colaboração com a obra apostólica de Paulo aparecem sob muitos aspectos em toda ação evangelizadora e nos escritos paulinos.
O Evangelho de Lucas tem como tema fundamenta a admissão de todos os povos à salvação (Lc 3, 6; 7, 1-9; 13, 28-30) e a participação no Reino de todas as categorias de pessoas que a antiga Lei excluía do culto: os pobres, os pecadores, os fracos, as mulheres, os pagãos (Lc 5, 29-32; 7, 36-50; 8, 1-3; 10, 21-22). É todo um “alegre anúncio” de que Jesus é o Salvador, todo bondade, misericórdia, doçura, alegria. Sua vida e ministério são apresentados como uma “viagem” de subida a Jerusalém, ao Calvário, à glória.



SÃO LUCAS - MÉDICO E PADROEIRO.
A data 18 de outubro foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina, e consta como dia do santo pela tradição litúrgica.
São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o "ato dos apóstolos" da Bíblia Sagrada.
Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário.
Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antioquia.
Discípulo de São Paulo, o seguiu em missão, sendo chamado por este de "colaborador" e "médico amado".


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário