quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Juventude é o maior tesouro da humanidade.



Em que estado ela se encontra?

"Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, pois isso é justo" (Ef. 6:1)

A juventude é chamada de "a flor da idade", porque é bela, forte, pujante, cheioa de vida e desafios. Mas, muitos jovens estão sofrendo em nossos dias, porque não conhecem o sentido da vida e porque não lhes foi mostrada a sua beleza conforme a vontade de Deus.
Muitos ainda não sabem o valor que têm, por isso desprezam sua própria existência e a dos outros irmãos. Perdidos no tempo e no espaço, debatem-se, muitas vezes, no tenebroso mundo do crime, das drogas, da violência, do sexo sem compromisso e de outras mazelas.
O maior tesouro da humanidade é a sua juventude. No entanto, em que estado ela se encontra? A quanto anda este tesouro de carne e espírito? Tenho-o visto desprezado, entregue às drogas, ferido por armas, destruído pelo álcool, carente de amor e de vida. Que belo tesouro desvalorizado por si próprio!
Trago uma estória, leia-a:
Havia, na Índia, um sábio que desvendava os mistérios da vida das pessoas; ele era assiduamente procurado. Certa vez, um jovem descofiado e ousado; quis testar a sabedoria do velho sábio. Pegou um passarinho vivo, escondeu-o atrás do corpo e se apresentou diante do homem de cabelos e barbas já brancos.
- O Senhor é sábio mesmo?
- Dizem que eu sou.
- Então, responda-me: O que tenho em minhas mãos?
- Deve ser um pássaro; jovens como você gostam muito de caçar os pássaros.
- É verdade, o Senhor acertou! Parece que é sábio mesmo. Mas me diga, o pássaro está vivo ou está morto?
O sábio agora estava numa situação difícil; se ele dissesse que o passarinho estava morto, o jovem o soltaria a voar; se ele dissesse que estava vivo, o jovem o mataria em suas mãos sem que o sábio o notasse. Uma cilada de mestre!
- Então, Senhor sábio, o passarinho está vivo ou morto? Responda-me. O Senhor não é sábio?
O sábio abaixou a cabeça e pensou um pouco...
Depois respondeu ao jovem:
- Depende de você!
Pensativo e cabisbaixo o jovem foi se afastando e, ao longe, olhando para o velho, soltou o passarinho e começou a chorar.

Você jovem tem um passarinho dentro de você. Matá-lo ou deixá-lo viver depende de você exclusivamente de você, pois recebeu o dom mais precioso deste mundo: a liberdade. Este pássaro de ouro, que é a sua vida, criada à imagem e semelhança de Deus, está em suas mãos. Eu lhe pergunto: O que você vai fazer dela? Depende de Você! A vida é sua e de mais ninguém. É o único dom que de fato é inteiramente próprio. Os outros são seu, mas está fora de você. Não culpe ninguém pela vida que você está levando.
Em um momento ouvi a seguinte frase: " O jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio." Só Jesus Cristo pode dar a todos o máximo. Jesus lhe revela a sua beleza e o seu valor; Ele lhe mostra a grandeza de ser "filho amado de Deus".
O jovem cristão, como já foi dito, deve honrar seus pais, como ensina o quarto mandamento; deve ser fiel a seus amigos e irmãos, estudar e trabalhar, nunca perder tempo e jamais jogar a vida fora com coisas vazias. Terá que descansar e se divertir, mas de maneira saudável, sem fazer do prazer um fim, mas apenas um meio de descansar e poder viver bem fazendo o bem aos outros.
É na juventude que Deus nos chama a um encontro com Ele. Para alguns será um chamado para a vida sacerdotal ou religiosa, vivendo no celibato e entreagndo a sua vida radicalmente a Deus, a serviço do seu Reino. Não existe nada mais belo para um jovem do que saber viver.
O jovem cristão é também um evangelizador; especialmente sendo exemplo no meio de seus amigos, sem ter vergonha de sua fé e de sua igreja. Hoje é difícil dar testemunho de Jesus, viver como a Igreja ensina, rejeitando o sexo fora e antes do casamento; fugindo das diversões perigosas e de todo pecado; mas, quanto mais isso for difícil mais necessário será para a nossa sociedade voltar para Deus.

César Gouveia.
"Abra as asas da esperança, e aprenda a voar...
Aprenda que seu Deus, pra sempre vai te amar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário