quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Entendendo a Palavra de Deus.

A ATITUDE DO SAMARITANO: UMA ATITUDE DE GRATIDÃO E RECONHECIMENTO AO AMOR DE DEUS.

O samaritano distinguiu-se de seus companheiros, todos curados por Jesus, por sua capacidade de reconhecer a ação misericordiosa de Deus em sua vida.
Liberto da lepra, só ele se sentiu motivado a proclamar os louvores de Deus, numa atitude de gratidão e reconhecimento.
Seu gesto valeu-lhe a Salvação, publicamente afirmada por Jesus: “A tua fé te salvou!”
Os outros nove, todos judeus, detiveram-se no nível da cura material.
O samaritano, pelo contrário, foi além. E recebeu muito mais que os outros. Sua iniciativa assemelhou-o aos pobres e excluídos, sempre prontos a agradecer pelo mínimo serviço que se lhes presta.
A ingratidão é própria dos que não acreditam.
Muitos que não crêem. pensando ter todo mundo à sua disposição e obrigado a prestar-lhe serviço, sentem-se desmotivados a mostrar-se agradecidos.
Os servos têm a obrigação de servi-lo sem reclamar. Comportam-se, assim, até mesmo com Deus. Julgam desnecessário demonstrar-lhe gratidão.
A parábola evangélica contrapõe um grupo de judeus a um samaritano, identificado como pagão e estrangeiro.
Os que se omitiram de louvar e agradecer a Deus, perdendo a chance de mostrar sua fé, foram os que, por origem e formação religiosa, estavam mais perto de Jesus. O “estrangeiro” e “distante”, excluído e menosprezado, foi mais sensível.
A cada momento, também nós precisamos ter essa sensibilidade. Acreditamos em Jesus e louvamos o Criador. A ação do Espírito Santo em nós nos dará muito mais que uma simples cura: nos dará a Salvação.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário