segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entendendo a Palavra de Deus.

A OFERTA DA POBRE VIÚVA, PARA DEUS, VALE MAIS DO QUE AS GRANDES QUANTIAS DEPOSITADAS PELOS RICOS.

O templo de Jerusalém tornara-se lugar de altas transações econômicas, tendo-se transformado numa espécie de banco central do país.
Os ricos tornaram-no lugar de exibição de poder, competindo entre si e pensando valer mais que os pobres.
Na prática, comportavam-se como ateus, sob capa de piedosos, pois o deus deles nada tinha a ver com o verdadeiro Deus de Israel.
A observação de Jesus, contemplando as atividades em torno da caixa de ofertas do templo, corresponde ao modo divino de considerar aquela situação.
Enganava-se quem pensava poder "comprar" o amor divino, fazendo ofertas vultosas. Deus considera a qualidade da oferta e não sua quantidade; a disposição do coração, não o exibicionismo exterior; o grau de desapego dos bens deste mundo, não a busca inútil de aplausos.
Por isso, a oferta da pobre viúva - duas moedinhas sem muito valor -, aos olhos de Deus, vale muito mais do que as grandes quantias depositadas pelos ricos.
Enquanto estes ofereciam de seu supérfluo, a viúva partilhava com Deus, o pouco de sua indigência, o que lhe restava para viver.
Seu coração desapegado e sua total confiança na providência divina deram á sua oferta uma consistência tal que a fez superar a esmola dos ricos.
Diferentemente destes, entregara tudo o que tinha a Deus, pois dele esperava tudo. Os bens deste mundo não eram suficientes para oferecer-lhe segurança.
Mas aquela vivúva sabia que existe alguém maior em quem se apegar!


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário