terça-feira, 30 de novembro de 2010

HOJE É DIA SANTO ANDRÉ APOSTOLO - Irmão de Simão Pedro.

SANTO ANDRÉ APÓSTOLO.

Santo André (do grego Andreas, “másculo”, “viril”), santo e mártir cristão, um dos doze Apóstolos de Jesus, nasceu em Betsaida, nas margens do Mar da Galiléia (ou Lago de Tiberíades). Era filho de Jonas de Betsaida (Mt 16,17), irmão menor de Pedro. Sendo judeu, certamente o seu nome não seria André, mas talvez um correlato em hebraico ou aramaico.
De acordo com o Evangelho segundo São João (1, 37-40), foi discípulo de São João Batista, e cedo se tornou um dos primeiros seguidores de Jesus (com Pedro, de quem era irmão, e Tiago).
Segundo Evangelho segundo São Marcos (1, 29), viveu em Cafarnaum, e foi um dos discípulos mais próximos do Mestre, mas os Atos dos Apóstolos apenas o referem uma vez (1, 13).
Eusébio de Cesareia cita Orígenes, dizendo que André pregou na Ásia Menor e na Cítia, na margem Norte do Mar Negro e ao longo do rio Volga - daí que se tenha tornado santo patrono da Romênia e da Rússia (o pavilhão naval russo inspira-se na sua cruz). A tradição fez também dele o primeiro bispo de Bizâncio, sendo por isso também o protetor do futuro Patriarca de Constantinopla.
André é o primeiro missionário" entre os Apóstolos: testifica-o João, que com ele estava no momento do chamado (hora décima).
Logo após o encontro com Jesus, André dá testemunho junto ao irmão Simão: "Encontramos o Messias!" e leva-o a Jesus (Jo 1,41).
A lenda narra que foi crucificado em Patras, no Peloponeso (na então província romana da Acaia, correspondente à moderna Grécia), numa cruz dita Crux decussata (em forma de ×), a qual tomou o nome de Cruz de Santo André.
De acordo com a tradição, as suas relíquias teriam sido trasladadas de Patras para Constantinopla, e daí, seguindo uma rebuscada lenda, para a cidade escocesa de Saint Andrews.
Tornou-se então também o patrono nacional da Escócia, sendo a sua bandeira um decalque da Cruz de Santo André.
É festejado, tanto pela Igreja Católica como pelas Igrejas Orientais a 30 de Novembro.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário