sábado, 6 de novembro de 2010

Sábado, 6 de novembro de 2010 - Entendendo a Palavra de Deus.

A RIQUEZA DEVE SER COLOCADA À SERVIÇO DA MISERICORDIOSA BONDADE DO PAI.

A pedagogia de Jesus não consistia em afastar os discípulos das coisas materiais, e sim, em ensinar-lhes a usar corretamente os bens deste mundo, de forma a tirar proveito deles, para a salvação.
Este é o caso do dinheiro.
Seria ingênuo pretender segregar os discípulos num ambiente onde o “dinheiro da iniquidade” fosse abolido.
Pelo contrário, deveriam inserir-se na sociedade que faz uso dele, mas pautando seu agir por parâmetros compatíveis com o Reino.
Muitas vezes, quando se fala em dinheiro, pensa-se logo em acumulação indevida, fraude, dolo, injustiça.
O discípulo, no entanto, deve servir-se dele para “fazer amigos”, na perspectiva do Reino.
Como?
Despertando, no mundo, a solidariedade, conforme as exigências do Reino, onde os bens são partilhados com os pobres, porque, conforme o provérbio bíblico “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”.
Deve, ainda, servir-se do dinheiro, mas sem lançar mão de meios desonestos para acumulá-lo, muito menos às custas da espoliação do próximo, e jamais permitindo que a riqueza o torne insensível às necessidades dos seus semelhantes.
Agindo assim, o discípulo coloca o dinheiro a serviço do Reino, impedindo-o de ocupar o lugar de Deus em seu coração.
Em outras palavras, a riqueza deve ser colocada à serviço da Misericordiosa Bondade do Pai, em favor de seus filhos mais necessitados.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário