quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ASSUNTOS SÉRIOS...

FIQUE DE OLHO...

É nescessário que o jovem cristão não fique alienado ou desatualizado dos assuntos referentes ao nosso País.
Por isso, de tempos em tempos, vou reproduzir em nosso blog, assuntos atuais e importantes para a vida dos jovens e de todos aqueles que se interessam pelos assuntos que agitam o nosso País.
Hoje, reproduzo o comentário de Adalberto Piotto, âncora da CBN, sistema Globo de rádio, sobre o nosso absurdo sitema tributário (sistema de cobrança de impostos feito pelo governo). Adalberto Piotto é um jovem jornalista, e ja fez vários cursos, dentro e fora do Brasil para estar sempre atualizado. Ele é católico, praticante e com certeza, um brilhante profissional.
Adalberto Piotto apresenta o Programa CBN Total, de segunda a sexta feira, das 14:00 às 17:00, na rádio CBN, em rede para todos os Estados do Brasil e para o Distrito Federal (mas agora só em Janeiro pois ele está em merecidas férias).
Vale a pena se informar para que possamos formar nossa opinião. Mesmo que voce não concorde com ele, o que vale é a informação para formar sua opinião, afirmar sua identidade, confirmar sua cidadania.
Neste primeiro comentário que eu posto em nosso blog, Adalberto Piotto fala sobre a possível volta da CPMF - a "Contribuição" Provisória sobre Movimentações Financeiras, ou seja, o famigerado "Imposto do Cheque".
É necessário destacar que essa "Contribuição", de contribuição não tem nada, já que é um imposto que é descontado de modo automático sobre todos os cheques emitidos e outras movimentações bancárias efetuadas em todo País.
Essa é só minha primeira postagem para contribuir que o jovem católico esteja sempre antenado com o que acontece no Brasil. Podemos mudar o que conhecemos, e para conhecer, é necessário e fundamental se informar.
Podem esperar que vem mais.
Espero, sinceramente, que todos os que participam de nosso blog possam ler, principalmente os jovens.
Isto é muito importante para construirmos o País que nós queremos: Justo e solidário.
Que o Cristo nos abençõe sempre.

Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.



OS OLHOS CLAROS DO OBSCURANTISMO TRIBUTÁRIO.
Por Adalberto Piotto.

Ontem, vi pela televisão o governador reeleito Eduardo Campos defender com veemência a volta da CPMF, o imposto que a opinião pública apoiou na sua gênese com o doutor Adib Jatene e depois o viu vilipendiado pelos governos como mais uma sanha arrecadatória para fazer superávit e encobrir gestões pouco competentes.
E não venham os partidários de cá e lá reclamarem. Na época da crise asiática, vá lá, dava para entender a equipe econômica de FHC e a necessidade do tributo, pra mim injustificado sempre, mas…
Ainda sob o governo FHC, vá lá também a gentileza da civilizada equipe de transição para Lula que manteve o imposto por mais algum tempo para que as contas de Lula não sofressem pane no começo de sua gestão. Aliás, tudo que viu de civilizado naquela época entre os partidos, se esvaiu depois. Porque Lula, sob um crescimento econômico “como nunca na história deste país”, tentou recriar o imposto que, tempos depois, viu-se desnecessário pelo aumento da arrecadação.
Bem fizeram a sociedade e a oposição do Congresso ao terem dito não à CPMF, mesmo com Lula não tendo digerido a derrota e aumentado os gastos públicos.
A partir daquele momento, a CPMF parecia jazer em algum túmulo da escuridão das trevas infernais que é pra onde deveriam ir todos os impostos injustos.
Mas não. Não foi desta vez. Pelos olhos claros do jovem governador Eduardo Campos, viu-se novamente o obscurantismo tributário disfarçado de imposto social (ah, não tenho nada contra os olhos claros, mesmo porque os meus não são escuros. Mas a figura de linguagem era imperdível para mote deste post).
Jovem e representando parte da nova geração de políticos brasileiros, com provável desejo de ascender à presidência em eleições futuras, Eduardo Campos representou também, ao defender a CPMF, o que há de mais velho, arcaico e de baixo nível gerencial da política brasileira.
Acostumado a ouvir analistas de finanças que o orientam a cortar custos, diminuir supérfluos, refazer orçamentos, gastar com responsabilidade quando as contas não fecham ou o cheque está no vermelho, o cidadão politizado de Pernambuco e do Brasil deve estar atônito ao ver que governos, ditos progressistas e de gente mais jovem, busquem no aumento de impostos a salvaguarda para administrações incapazes de cortar custos e valorizar o dinheiro público suado da insuportável carga tributária brasileira.
Eduardo Campos só foi a comissão de frente do negócio. Estavam lá, num primeiro momento, todos os governadores eleitos ou reeleitos do emergente PSB. E quase todos defenderam com pretensos ares republicanos a volta da CPMF. Exceção feita apenas a Renato Casagrande, do Espírito Santo. Mais experiente, foi cauteloso e defendeu a CPMF em forma de uma reforma tributária mais ampla.
Hoje, o Estadão diz que dos 27 governadores que estarão no cargo no ano que vem, 14 são a favor. 13 são governistas acompanhados do “aecista” Antonio Anastasia, PSDB de Minas, que por ser “aecista” não se sabe bem s e será governo ou oposição.
Pra terminar, vale a pergunta: de todos esses que defendem a CPMF agora, quantos defenderam a volta da CPMF na campanha? Se o fizeram, foi com a veemência de agora?
Se para as duas perguntas você obtiver pelo menos um “não”, pede pra essa gente sentar o bumbum na cadeira a administrar de verdade o país se autorecomendando o mesmo que o povo brasileiro já faz. Refaçam as contas, cortem custos, joguem fora as gorduras do seu orçamento e sejam adminstradores competentes.
É o mínimo que se pode esperar desses diletos senhores e senhoras que governarão nossos estados por quatro anos.








ADALBERTO PIOTTO.
Jornalista e Âncora do Programa CBN Total.
Segunda à Sexta-Feira, das 14:00 às 17:00.
Rádio CBN.
AM 780 Khz e FM 90,5 Mhz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário