sábado, 4 de dezembro de 2010

DOMINGO, 5 DE DEZEMBRO DE 2010 - 2º Domingo do Advento - Endendo a Palavra de Deus.

O TÍTULO DE FILHOS DE ABRAÃO, OU NOS DIAS DE HOJE, CRISTÃOS, NÃO ISENTA NINGUÉM. TODOS TEM DE MUDAR DE MENTALIDADE.

Estamos nos preparando não para a festa do Natal, mas para a chegada de Jesus, o Messias, o Salvador!
O Evangelho vai nos responder quem é esse que prepara os caminhos do Senhor, como é que ele vive, qual a sua mensagem.
Aparece João Batista.
Ele prega no deserto da Judeia, num lugar sem vida aparente.
Sua mensagem se resume em metanoia.
Calma, não se desespere com a palavrinha estranha.
Metanóia é o termo teológico que significa a mudança de cabeça, mudança de mentalidade, a coragem de remar contra a corrente do pensamento dominante, a coragem de pensar e agir diferente.
Viu, a palavra é estranha mas o sentido é bem fácil de se entender.
Continuando, o motivo é que o reinado de Deus está chegando.
O Evangelho de São Mateus, sendo de cristãos judeus, fala de “céus” para substituir a palavra Deus, por respeito ao Nome.
Quando diz Reino dos Céus, então, está dizendo Reinado de Deus, mundo onde manda Deus, não o dinheiro ou um de seus súditos.
João prepara os caminhos do Senhor.
Sua figura é sua mensagem e já contrasta fortemente com o pensamento dominante do seu tempo, quanto mais o de hoje.
Como o profeta Elias, ele veste uma roupa tecida de pelos de camelo, com uma cinta de couro.
Seu alimento também não combina com os banquetes e as bebedeiras dos poderosos do seu tempo, nem do nosso Natal consumista.
Ele prega a metanoia (que já sabemos o que significa).
Representantes de dois poderosos movimentos religiosos rivais – o dos fariseus, que dominavam a consciência do povo, e o dos saduceus, que comandavam o Templo e o sinédrio – vão à procura do batismo de João.
Estarão também querendo mudar de mentalidade?
João os aborda sem meios-termos: bando de cobras venenosas!
A metanoia tem de ser efetiva, produzir resultados práticos; não é mero ritual, o batismo, para tentar enganar os outros, a si mesmo e a Deus!
O título de filho de Abraão (ou hoje, de Cristão) não dá isenção a ninguém, todos têm de mudar de mentalidade.
Não adianta parecer uma árvore frondosa e bonita; o machado já está ao pé das árvores, e a que não estiver produzindo frutos vai ser cortada e jogada ao fogo. Frutos de verdadeira metanoia!
Depois, João fala de Jesus.
“Não sou digno de carregar suas sandálias” pode significar também: não mereço ficar no lugar dele, assumir a função dele.
Como em Rm 4,7ss: o que desiste da tarefa e a passa a outro tira e lhe entrega a sandália.
“O Espírito Santo e o Fogo”, no contexto da comparação com o lavrador que abana o seu cereal, significa “o vento e o fogo”, o vento que carrega a palha e o fogo que vai queimá-la.
Jesus, que vem, é o último Juiz da humanidade; ele separa o grão da palha, ele guarda o grão no seu celeiro e joga ao fogo a palha, o que não tem serventia.
No final do capítulo 25 do mesmo Evangelho, Ele vai dizer: “Vinde, benditos” e “ide, malditos”.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário