quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Entendendo a Palavra de Deus.

É NECESSÁRIO LUTAR CONTRA OS INIMIGOS DO REINO DE DEUS.

Como entender a afirmação de Jesus, segundo a qual o Reino sofre violência e são os violentos que o conquistam"?
Pensou-se tratar das duras renúncias exigidas dos discípulos do Reino; da violência dos que querem estabelecer o Reino pela força das armas, como queriam os zelotas; da tirania dos poderes demoníacos (dos homens perversos) que resistem ao Reino, apoderando-se dele e impedindo que outras pessoas façam parte dele, e o Reino cresça; do Reino abrindo caminho pelo mundo com violência.
Por um lado, quando Jesus começou a pregar, nos dias de João Batista, muita gente se converteu, esforçando-se para entrar no Reino.
Tratando-se de uma proposta dura e exigente, era impossível acolhê-la sem abrir mão dos projetos pessoais e sem se predispor a "tomar, cada dia, a própria cruz" e pôr-se a seguir Jesus.
Portanto, nada de "ter paciência" com o egoísmo e a maldade que corrompem o coração humano.
Por outro lado, desde o inicio de seu ministério, o Mestre viu-se às voltas com a violência das forças do anti-­Reino, articuladas para neutralizá-lo, de modo a impedir que muitas pessoas entrassem nele.
A trágica morte de João Batista serviu de presságio para o destino de Jesus.
O discípulo experimenta, pois, dois níveis de violência: um interno, enquanto combate seus vícios e pecados; e outro externo, enquanto é vítima da maldade dos inimigos do Reino.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário