quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Entendendo a Palavra de Deus.

OS VIZINHOS SE ENCHEM DE TEMOR, DE REVERÊNCIA EM FACE DOS ATOS MARAVILHOSOS DE DEUS.

Com o nascimento de João Batista, o evangelista São Lucas quer demonstrar o cumprimento das palavras do anjo a Zacarias: que Isabel, a estéril, daria à luz um filho que se chamaria João e, que muitos se alegrariam com seu nascimento (1,13-14); e outra promessa mais: João seria cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe o que se cumpriu com o movimento da criança no ventre de Isabel quando é visitada por Maria (1, 41-44) (Novo Testamento, Ave-Maria).
O nascimento de João é um acontecimento extraordinário, pelas circunstâncias do ocorrido, senão vejamos: a mãe é anciã(85 anos, aproximadamente), e estéril desde a juventude, o nome inesperado de João, a recuperação da fala de Zacarias.
O pai de João, mudo até então, volta a falar logo que o nome dito pelo anjo é confirmado.
Os vizinhos se enchem de temor (não de terror), de reverência em face dos Atos Maravilhosos de Deus.
Não ficam simplesmente chocadas, mas mostram sua percepção de um significado mais profundo nos acontecimentos.
Segundo o costume do judaísmo mais recente, o nome era dado à criança na circuncisão, mas no AT era imposto na ocasião do nascimento (Gn 4, 1; 21,3; 25, 25-26).
A revelação do nome de João é o fato principal desta leitura, toda ela centrada mais na circuncisão do que no nascimento.
O acordo de Zacarias e de Isabel quando ao nome de João é percebido como um sinal de Deus e provoca admiração e temor, reação habitual salientada por Lc nas pessoas confrontadas com milagres e outras manifestações divinas.
“A mão do Senhor estava com ele” (v. 66c) significa que João é alvo da benevolência de Deus e inspira-se no Antigo Testamento, onde exprime a proteção de Deus sobre os seus fiéis e a sua ação sobre os profetas.
João Batista é um anjo enviado por Deus, sinais de sua bondade para nos atrair a Ele.
Isabel fez a sua parte; Maria fará a outra parte.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em que Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário