segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Hoje é dia de SANTA LUZIA: Protetora contra as doenças dos olhos.

SANTA LUZIA.


Não há dúvida que Santa Luzia foi uma das santas mais veneradas em toda a antiguidade. Poucas são, contudo, as notícias realmente históricas que chegaram até nós desta mártir siciliana.
A Passio, ou narrativa do martírio desta santa, embora não contemporânea aos acontecimentos de sua vida, é antiquíssima. Com certeza foi escrita entre os séculos V e VI e se refere a documentos ou tradições anteriores.
Segundo este documento, Santa Luzia pertencia a uma rica e nobre família cristã de Siracusa, na Itália.
Recebeu primorosa educação cristã de modo que se sentiu dominada pelo amor a Cristo emitindo, desde cedo, o voto de perpétua virgindade.
Ficando órfã de pai, sua mãe desejava que Luzia contraísse matrimônio com um jovem de distinta família, mas pagão. Na sua perplexidade, Luzia pediu que lhe fosse concedido um prazo de tempo para melhor amadurecer sua resolução de castidade pela oração.
Entretanto, a mãe adoeceu, sem que houvesse esperança de recuperar a saúde.
A conselho de Luzia, fizeram uma romaria ao túmulo de Santa Águeda, na cidade de Catânia, célebre pelos milagres com que Deus glorificava a santa mártir.
Depois de ter passado algum tempo em oração, Luzia teve uma visão: Apareceu-lhe a mártir Águeda, dizendo:
"Que deseja de mim, querida irmã? Tua mãe está restabelecida graças à tua fé. Como Deus se dignou glorificar a cidade de Catânia por causa do meu martírio, assim Siracusa será célebre por ti, porque por tua virgindade preparaste agradável morada a Deus em teu coração".
Luzia encontrou a mãe completamente curada.
Voltaram para Siracusa e aí surgiu novamente a proposta de casamento que ela recusou terminantemente.
Prevendo uma vingança e o martírio, Luzia distribuiu seus pobres e se preparou para o que viesse com fervorosa oração.
Quem nutria a esperança de casar com Luzia, tendo notícia da recusa e do gesto em favor dos pobres, transformou o amor em ódio. Denunciou-a, perante o governador Pascásio, de dois crimes: cumprido a palavra e de ser cristã e, portanto, desprezadora dos deuses nacionais.
Perante o juiz que lhe intimava a sacrificar aos deuses e manter a palavra do casamento, Luzia respondeu: "Nem uma, nem outra coisa farei.
Adoro a um só Deus Verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade". O processo continuou com ameaças, intimidações, inclusive, de ser levada a lugares de pecado, ao que a santa respondeu firmemente: "Quem vive casta e santamente é templo do Espírito Santo.
Sem a minha vontade a virtude nada sofrerá. Podes, à força, pôr incenso nas minhas mãos, para que o ofereça aos ídolos; de nada vale, porque Deus, que conhece os corações, não me julgará pelo que fiz coagida.
Mesmo que não possa resistir à força, minha virtude receberá dupla coroa".
A tradição fala que Luzia previu o próximo fim das perseguições, como de fato aconteceu logo depois de sua morte.
Aplicaram-lhe horríveis tormentos. Por último, foi decapitada. A data de sua morte parece historicamente certa: dia 13 de dezembro de 303.
Em escavações no cemitério cristão de Siracusa foi encontrado um epitáfio do século IV nestes termos: "Eusquia, a irrepreensível, viveu santa e pura cerca de quinze anos; morreu na festa de Santa Luzia, a qual não pôde ser louvada como merece".
O culto desta santa espalhou-se por toda a Itália e mais tarde por toda a Europa, inclusive na Rússia.
Só em Roma, havia vinte Igrejas dedicadas ao seu nome e foi uma das quatro virgens, junto com as Santas Inês, Cecília e Águeda, que gozavam de ofício próprio e cujos nomes tiveram o privilégio de serem invocados no cânon da santa Missa.
Santa Luzia é invocada como protetora contra as doenças dos olhos.
Provavelmente esta conexão se deve ao fato de que o nome de Luzia, em latim, se liga à palavra luz.
Os olhos são elementos indispensáveis para a visão da luz.


Para enxergar, basta abrir os olhos.
Para ver, é necessário fecha-los.



Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário