quinta-feira, 10 de março de 2011

Entendendo a Palavra de Deus.

A GLÓRIA DO MESSIAS SERIA ALCANÇADA TAMBÉM PELOS SOFRIMENTOS.

A conclusão da caminhada terrena de Jesus escondia um sentido dificilmente compreensível para os discípulos.
O horizonte do Messias no qual se moviam e com o qual interpretavam a pessoa do Mestre os impedia de compreender, em profundidade, o que o fato requeria.
Para ser entendida, em sintonia com o pensar de Jesus, era preciso fazer uma violenta inversão de valores.
O esquema tradicional (parábolas) era insuficiente para explicá-la.
Na lógica de Jesus, ou seja, na lógica do Reino, a perda é penhor de salvação, ao passo que a salvação, entendida à maneira do mundo, é fator de perda.
Daí ser possível esperar que, da humilhação de Jesus resulte exaltação, do abandono por parte dos amigos e conhecidos provenha a solidariedade do Pai, do sofrimento redunde a mais plena alegria, e a morte seja superada pela ressurreição.
O contraste entre o projeto de Jesus e a mentalidade de seus discípulos era flagrante.
Não lhes passava pela cabeça a possibilidade de existir um Messias cuja glória fosse alcançada em meio a sofrimentos e, muito menos, num contexto de morte violenta.
Só a fé na ressurreição pode nos levar a dar crédito às palavras de Jesus. Com ela, o Pai deu seu aval às palavras do Filho, assegurando-lhe sua veracidade. Jesus provou ser impossível experimentar a misericórdia do Pai sem abrir mão das ambições mundanas.
Só quem é capaz de renunciar-se a si mesmo como Ele, experimentará a salvação.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário