sábado, 28 de maio de 2011

PALAVRAS QUE TOCAM O CORAÇÃO - Com D. FREI ALANO MARIA PENA - Arcebispo Metropolitano de Niterói.

MAIO/ 2011

“TOTUS TUUS”!
Este lema pontifício, do papa “mariano”, João Paulo II, ecoou de maneira emocionante na Praça de São Pedro, em Roma, na manhã do dia 1º este mês de maio, no momento em que o Santo Padre Bento XVI o inscreveu no livro dos Beatos da Santa Igreja, primeiro passo para a sua canonização.

Imaginemos o lindo sorriso materno da Virgem Maria sobre este seu zeloso e dedicado filho, que por longos e abençoados anos governou a Santa Igreja Católica pelos caminhos seguros do evangelho de Jesus Cristo. Homem de Deus, Homem da Igreja, João Paulo II conquistou o Mundo em suas viagens apostólicas, do Oriente ao Ocidente. Sua pregação foi sempre uma luz para a humanidade mergulhada em tão densas trevas. Suas mensagens anuais aos sacerdotes, nas Quintas-feiras Santas, revelaram o ardor pela vida sacerdotal, pela formação dos atuais e futuros sacerdotes. Suas catequeses “mariais” foram verdadeiras aulas de uma autêntica mariologia, sempre à luz do Ministério de Jesus Cristo.

Sua preocupação em propor a correta leitura da Doutrina do Concílio Vaticano II, ajudaram muitas Igrejas particulares a corrigir a rota da evangelização. Seu amor pelos pobres levou-o a focalizar, em visitas aos países do Primeiro Mundo, a necessidade de uma nova ordem econônica para a superação da miséria no mundo. E o que dizer de seu amor pastoral pela juventude, que o levou a criar as JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE, sempre congregando ao seu redor, em nome de Jesus, milhares de jovens atentos para ouvir sua palavra de Pastor.

Enfim, a herança deste grande Papa é de uma riqueza imensa, e por muitos anos nos ajudará a trilhar as sendas da VERDADE, sem vacilar! Pessoalmente relembro com viva emoção, o momento em que recebi de suas veneradas e já trêmulas mãos o pálio arquiepiscopal, em Roma, no dia 29 de junho de 2004. Seu olhar iluminado e penetrante ficou para sempre gravado no meu coração. Meu grupo foi o último grupo de Arcebispos a quem João Paulo II entregou o pálio arquiepiscopal. Possa este novo Beato interceder pela Igreja, pelo mundo, por nós todos para que não nos faltem as forças espirituais necessárias ao anúncio da mensagem evangélica de Jesus Cristo.

Aproveitemos, também, o clima marial deste mês de maio, para aos pés da Virgem Maria, aprofundemos nossa meditação sobre os mistérios de nossa fé, na oração do terço, seja em particular, seja em família. São horizontes muito vastos que se abrem diante de nosso coração, de nosso espírito, no aprofundamento da espiritualidade mariana. Acabamos de contemplá-la ao pé da Cruz do Filho amado, com a alma transpassada pela dor infinita, gerando para a filiação divina a humanidade inteira, ali ao lado do Filho crucificado.

Seu exemplo de fé e de submissão total ao plano da Salvação, lança raízes no Ato Obediencial do Filho à vontade do Pai, e nos encoraja a buscar, também nós, na trama dos acontecimentos diários de nossa vida a força para pronunciar o nosso “sim” à santa vontade de Deus!

Seja também ela a apresentar ao coração do Senhor Jesus, no próximo dia 28 deste mês a comovida gratidão e o louvor sincero de nossa Arquidiocese pela Ordenação Sacerdotal de três novos padres para nossa Igreja Particular de Niterói, os diáconos Douglas, Guilherme e Marcos Alexandre. TE DEUM LAUDAMUS!

+ D. Fr. Alano Maria Pena, OP
Arcebispo Metropolitano de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário