sábado, 25 de junho de 2011

26 de junho - 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Entendendo a Palavra de Deus.

O SEGUIMENTO DE JESUS SUPÕE UM COMPROMISSO DESTEMIDO, NA LIBERTAÇÃO DOS VÍNCULOS COM O MUNDO SUBMISSO AOS PODEROSOS.

São Mateus, no capítulo 10 de seu Evangelho, reúne ditos e sentenças esparsas de Jesus que orientam as comunidades em sua ação missionária, em suas varias situações. O capítulo inicia-se com o chamado dos doze apóstolos por Jesus, seguindo-se as instruções sobre a ação missionária, e termina com a advertência sobre a renúncia aos interesses do mundo e o encontro de sua vida em Deus.
Jesus trouxe a paz a seus discípulos, porém os poderosos da terra não a aceitaram, respondendo com a violência.
Com um versículo isolado do profeta Miquéias (Mi 7,6), São Mateus aponta rejeições dentro da própria família (Mt 10,35-36).
A seguir vem o acento sobre a adesão a Jesus acima de qualquer outro vínculo, seja o familiar, sejam os vínculos com o mundo, com seus critérios de segurança e sucesso. Finalmente a característica da missão: o discípulo que anuncia todas estas coisas é o próprio Jesus presente no mundo.
O amor a Jesus deve estar acima do amor à família. Os laços familiares representam os vínculos mais fortes do amor-fidelidade.
O amor a Jesus deve ser prioritário em relação a estes laços familiares. Ele não vem abolir o afeto familiar.
Contudo vem libertar dos laços familiares tradicionais, que refletem mais os interesses terrenos do que o projeto de Deus, pela comunicação do amor divino abrangente, alem dos limitados laços consanguíneos.
O seguimento de Jesus supõe um compromisso destemido, na libertação dos vínculos com o mundo submisso aos poderosos.
Tomar sua cruz significa o testemunho de amor e libertação que não se intimidará mesmo diante das ameaças de morte da parte dos poderosos que oprimem e exploram o povo.
A cruz é o suplício mortífero que o império romano aplicava com frequência àqueles que eram tidos como ameaça à sua estabilidade e à sua "paz".
O próprio Cícero, orador, filósofo, e escritor romano, referia-se à cruz como um "crudelíssimo suplício".
Esta opção de seguimento de Jesus é "perder a vida" neste mundo, para inseri-la na eternidade, vivendo para Deus (primeira leitura deste Domingo).
O caminho contrário é o daquele que encontra sua vida correndo atrás do status social, do sucesso e da segurança do dinheiro, perdendo sua vida de comunhão com Deus.
Na fala de Jesus, as três referências ao "receber" referem-se à ação missionária.
"Quem vos recebe..." é dirigida ao próprio missionário que deve ir consciente de que representa o próprio Jesus que o envia.
"Quem receber..." um profeta ou um justo, ou um pequeno, são dirigidas às comunidades destinatárias.
Devem acolher com confiança ao missionário que vai como profeta ou justo/fiel ao seu compromisso.
A primeira leitura deste Domingo, narra como uma senhora rica acolheu Eliseu e foi gratificada com a promessa de gerar um filho.
A conversão ao Reino de Deus supõe profundas mudanças de valores e costumes tradicionais que se estratificaram culturalmente e que fazem o perfil de uma sociedade comprometida com o sucesso pessoal e com a ânsia do enriquecimento.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário