quarta-feira, 8 de junho de 2011

PALAVRAS QUE TOCAM O CORAÇÃO - Com DOM FREI ALANO MARIA PENA, Arcebispo Metropolitano de Niterói.

Junho/ 2011

Significativas e ricas celebrações litúrgicas nos envolverão neste mês de junho, o último do primeiro semestre do ano. Em primeiro lugar se destaca a Festa de Pentecostes, a celebração do Divino Espírito Santo, que coroa e encerra o Tempo Pascal na Igreja. “Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram repletos do Espírito Santo...!” (Atos 2,3-4). Na sua simplicidade narrativa, este texto dos Atos dos Apóstolos, com muita densidade, mergulha-nos no coração mesmo de Deus, o Espírito Santo, colocando diante de nosso coração uma revelação do duplo elemento constitutivo do nosso ser cristão: primeiramente “língua”: é dimensão essencial da nossa vida cristã anunciar o Senhor Jesus, pregar seu evangelho, proclamar seu senhorio absoluto, como escreve o apóstolo Paulo na sua carta aos Filipenses, cap.2,11. Quanto mais profundo for nosso encontro com a pessoa divina do Senhor Jesus, tanto mais nos sentiremos comprometidos com esta pregação do Reino e de seus valores. Não se pode entender um católico “encolhido” no seu cantinho, com suas devoções pessoais, voltado para si mesmo, para o seu próprio “eu”. Por isso mesmo, em Pentecostes, o Espírito Santo manifesta-se como “línguas”, libertando os 12 apóstolos de toda timidez e covardia, e enviando-os a pregar o Evangelho de Jesus Cristo.

Em segundo lugar, línguas “como de fogo”! O fogo aquece e ilumina, mas também “carboniza”. O Espírito Santo é o fogo abrasador de Deus, carbonizando nossos pecados e fragilidades, o nosso “velho homem”, como diz o apóstolo Paulo, a fim de nos transformar em novas criaturas, na santidade e na justiça! A iluminação do Espírito Santo nos permite discernir os caminhos do Senhor, para segui-los com firme e corajosa convicção. Em meio a tão espessas trevas que envolvem a cultura moderna, levando-a a colocar-se a serviço do mal e do paganismo selvagem, somos ungidos por este Divino Espírito Santo e por Ele colocados no coração mesmo destas trevas culturais para sermos aí luzes que indicam o caminho seguro da verdade salvífica: JESUS CRISTO!

Esta foi a vocação de João Batista, o precursor, que não temeu dar a própria vida para que seus discípulos não vacilassem na adesão e no seguimento de Jesus. Padroeiro de nossa Arquidiocese, São João Batista nos encoraja a assumirmos, também nós, no hoje da nossa história, o anúncio profético da pessoa divina de Jesus Cristo! Na mesma linha se coloca o testemunho de Fé, pelo martírio dos grandes apóstolos, São Pedro e São Paulo, colunas e fundamento da Igreja!

Olhando para tão fortes testemunhas, não podemos deixar de sentir no fundo do coração o chamado do Senhor para, como sua Igreja no Mundo de hoje, assumirmos corajosamente o anúncio dos valores do Reino, ainda que isto nos acarrete sofrimento e hostilidades...

AS DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL, para o próximo quadriênio, destacam bastante este testemunho e este anúncio, empenhando todos os membros da Igreja, pastores e fiéis, numa experiência marcante e decisiva da pessoa divina de Jesus Cristo, ponto de partida para a autêntica evangelização.

Tudo isto nos leva a repetir, cada manhã, com fé e ardor: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!”

Ajude-nos assim a orar e a agir sob a luz do Espírito Santo, a Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria, Virgem fiel e morada de Deus!









+ D. Fr. Alano Maria Pena OP
Arcebispo Metropolitano de Niterói
UT UNUM SINT - Que Sejam Um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário