sábado, 16 de julho de 2011

Entendendo a Palavra de Deus.

POR SUA FÉ, AO ACEITAR A SER MÃE DO FILHO DE DEUS E ASSUMIR OS ENCARGOS DECORRENTES DESTA MATERNIDADE, MARIA UNE-SE À VONTADE DO PAI, ESTANDO ASSIM, INTEGRADA NA FAMÍLIA DIVINA.

Este episódio que envolve Jesus, Nossa Senhora e seus apóstolos e discípulos é narrado nos três evangelhos sinóticos(Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas. O Evangelho de São João é conhecido como o Evangelho dos sete sinais).
O evangelho de São Marcos o insere em um contexto de incompreensão da missão de Jesus por sua família (família de Jesus sendo entendido como Nossa Senhora e seus Apóstolos. Nesta época, São José já havia falecido), e de forte rejeição da parte dos escribas, em Cafarnaum.
O Evangelista São Mateus introduz este episódio após quatro narrativas de conflitos com fariseus e escribas, preparando a série de parábolas que o seguem.
O núcleo da narrativa é o argumento fundamental colocado por Jesus: se os próprios laços familiares são superados pelo compromisso em fazer a vontade do Pai, na construção do Reino dos Céus, tanto mais o serão os demais laços e compromissos. Jesus, em vista da promoção da vida que é a realização concreta desta vontade do Pai, já excluíra o sábado, a mais preciosa observância dos fariseus.
Os simples vínculos carnais não são motivo de motivo de ufania ou glória.
A maternidade carnal de Jesus é grandiosa para Maria. Porém esta grandiosidade resultou de algo maior que foi a sua fé.
Por sua fé, ao aceitar ser a mãe do Filho de Deus e assumir os encargos decorrentes desta maternidade, Maria une-se à vontade do Pai estando, assim, integrada na família divina, que dela teve origem.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei

Nenhum comentário:

Postar um comentário