quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entendendo a Palavra de Deus.

O REINO É DE PAZ, AMOR, JUSTIÇA E LIBERDADE.

Hoje, O Evangelho de São Mateus põe à nossa consideração duas parábolas sobre o Reino dos Céus.
O anúncio do Reino é essencial na prática de Jesus e na esperança do povo eleito. Mas é notório que a natureza desse Reino não era entendida pela maioria.
Não a entendia o sinédrio(tribunal da época), que o condenaram à morte; não a entendiam Pilatos, nem Herodes; também não a entenderam de início os próprios discípulos.
Só se encontra uma compreensão como a que Jesus pede ao bom ladrão, cravado junto dele na Cruz, quando lhe diz: «Jesus, Lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino» (Lc 23,42).
Ambos tinham sido acusados como malfeitores e estavam quase a morrer; mas, por um motivo que desconhecemos, o bom ladrão reconhece Jesus como Rei de um Reino que virá depois daquela terrível morte.
Só podia ser um Reino espiritual.
Jesus, na sua primeira parábola deste trecho de São Mateus, fala do Reino como um tesouro escondido cuja descoberta causa alegria e estimula à compra do campo para poder gozar dele para sempre: «cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo» (Mt 13,44).
Mas, ao mesmo tempo, alcançar o Reino requer procurá-lo com interesse e esforço, ao ponto de vender tudo o que se possui: «Ao encontrar uma de grande valor, ele vai vende todos os bens e compra aquela pérola» (Mt 13,46).
«A propósito de que se diz buscai e quem busca. Encontra? Arrisco a ideia de que se trata das perolas e a pérola, pérola que adquire o que deu tudo e aceitou perder tudo» (Orígenes).
O Reino é de paz, amor justiça e liberdade. Alcançá-lo é, por um lado, dom de Deus e por outro lado, responsabilidade humana.
Diante da grandeza do dom divino constatamos a imperfeição e instabilidade dos nossos esforços, que às vezes ficam destruídos pelo pecado, as guerras e a malicia que parecem insuperáveis.
Não obstante, devemos ter confiança, pois o que parece impossível para o homem é possível para Deus.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário