terça-feira, 19 de julho de 2011

Palavras que tocam o coração, com DOM FREI ALANO MARIA PENA, OP, Arcebispo Metropolitano de Niterói.

Palavras que tocam o coração
JULHO/11


Quis a Divina Providência que nosso Bispo Auxiliar, S.E.R. Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, após três anos de fecundo trabalho evangelizador, ao nosso lado, assumisse, no final deste mês, o governo pastoral da diocese de campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Deus nos deu Dom Roberto, Deus nos tira Dom Roberto, seja Deus louvado e bendito, em tudo e por tudo!

Ao longo destes três anos todos pudemos constatar, com alegria e esperança, o grande potencial apostólico que o Senhor colocou no coração deste zeloso Pastor da Igreja. Particularmente se fez sentir forte a sua ação no campo da Educação, do Diálogo ecumênico e da formação da reta consciência política. Por todas estas razões e outras mais, foi logo convidado a integrar a Comissão Episcopal para a Cultura, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e recentemente assumiu o acompanhamento dos leigos no nosso Regional Leste 1.

Todos erguemos ardentes preces ao Senhor Jesus para que acompanhe e oriente com as luzes do seu Espírito Santo, os trabalhos pastorais de Dom Roberto à frente da querida Diocese de Campos,que, para nossa alegria, pertence à nossa Província Eclesiástica de Niterói.

Cabe aqui, a propósito da transferência de Dom Roberto, uma reflexão sobre o sentido do Ministério Episcopal em uma Diocese, no mundo atual em que vivemos. Sirvo-me das palavras sábias e inspiradas do Papa Bento XVI, dirigidas à Comunidade da Universidade do Sagrado Coração, em Milão: “O nosso tempo é um tempo de grandes e rápidas transformações,…: a cultura humanista parece estar atingida por um progressivo desgaste, e a ênfase é posta sobre as disciplinas chamadas “produtivas”, de âmbito tecnológico e econômico; vê-se a tendência a reduzir o horizonte humano ao nível do que é mensurável, a eliminar do saber sistemático e crítico a questão fundamental do sentido. Depois, a cultura contemporânea é inclinada a confirmar a religião fora dos espaços da racionalidade… confinada na esfera do opinável e do privado.”

Esta análise do Santo Padre Bento XVI nos coloca com os pés bem no chão da realidade do Mundo em que vivemos e ao qual somos enviados como discípulos missionários, para testemunhar Jesus Cristo. São situações que estão exigindo, cada vez mais, um testemunho de vida coerente, de santidade, por parte de toda a Igreja, a começar pelos pastores que receberam a missão sagrada de conduzir, pelos caminhos do Evangelho, ao Coração do Senhor, o povo que lhes foi confiado. Imensa a nossa responsabilidade, imenso o desafio de nos mantermos em permanente revisão dos fundamentos de nossa fé, de nossa esperança, de nossa caridade! Com razão o Santo Padre João Paulo II, de santa e saudosa memória, instituiu o Dia de Orações pela Santificação do Clero, retomado com ênfase pelo Papa Bento XVI, e que neste ano caiu no dia 1º deste mês de julho.

Ergamos nossas preces ao Coração de Jesus, e depositemos n’Ele, pelas mãos maternais da Santíssima Virgem, Mãe e Rainha do Clero, intenções constantes pela santificação de todos os nossos sacerdotes e de todos os nossos seminaristas que se preparam para o ministério presbiteral, em nossa Arquidiocese.


Dom Frei Alano Maria Pena, OP
Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário