sábado, 9 de julho de 2011

SCIO CUI CREDIDI.

Não é apenas um "lema", ou um "tema.
Essa frase de São Paulo dita à São Timoteo (no original grego "Sei em quem CONFIEI"), foi escolhida no dia da minha Ordenação Sacerdotal para ser uma proposta de vida.
É claro que não fiquei santo de um dia para outro, pelo contrário, toda minha vida antes da minha Ordenação passa a ser mergulhada nessas palavras do Apóstolo São Paulo para me dar forças para o que vinha depois.
E como veio coisas.
Graças a Deus, não consigo contar as pessoas que amei nestes últimos 14 anos. (E preciso me penitenciar para amar aquelas outras que não amo o bastante).
Quantas comunidades e quantas experiências.
Seria injusto eu nomear essas pessoas que tanto me ajudaram, pois certamente eu esqueceria alguém.
Porém, duas pessoas, necessariamente, precisam ser lembradas:

MONSENHOR PEDRO MAIA SARAIVA - Meu padrinho de ordenação, meu diretor espiritual e meu amigo. Como ele sempre diz, ainda estou aprendendo a ser SACERDOTE com "S" maiúsculo. O Sacerdote que deve estar sempre com o povo, à frente do povo, mas se lembrando de sua condição sacerdotal. Não para ser melhor, mas para ser testemunho de vida para a comunidade.
Quando eu pensei que não tinha mais nada para aprender, a minha vida dá uma uma volta de 180º, e a partir da sabedoria do Monsenhor Saraiva, eu percebi que não sabia nada.

DOM FREI ALANO MARIA PENA, OP - Eu conheço Dom Alano desde os meus 17 anos, ele, recém empossado Bispo Diocesano de Itapeva e eu, iniciando minha caminhada no seminário.
Dom Alano foi sempre parâmetro para mim, embora eu nunca consiga ser nem 10% do que ele é.
Ele é Pastor, no sentido da Palavra. Jamais vi Dom Alano alterar a voz, mas sempre mantendo a firmeza, a coerência e a caridade episcopal que norteia sua caminhada.
Cada dia que passava, mais eu me orgulhava da amizade que me une a Dom Alano. Suas homilias são sopros do Espírito Santo no coração de quem o ouve. Palavras de encorajamento que, na verdade, são seu próprio testemunho de vida.
Nunca julgou, jamais se deixou levar por "fofocas", sempre foi, antes de mais nada, Pastor.
Da mesma maneira que o Sacerdote é o Pastor do Povo de Deus, as primeiras ovelhas que devem ser amadas pelo Bispo são seus sacerdotes. E sem deixar de amar o povo que Deus lhe confiou, Dom Alano escuta, aconselha e ama seus Sacerdotes. Todos os bons padres e todo o povo das Dioceses de Araguaia, Itapeva e Nova Friburgo sentem saudades do Pastor que Deus mandou para que eles pudessem conhecer a Palavra de Deus testemunhada por um homem de Deus.
Hoje, Pastor da Arquidiocese de Niterói, prestes a completar Jubileu de Ouro Sacerdotal, o meu Arcebispo, é antes de tudo, meu pai e meu amigo.
Me acompanhou durante minha vida toda, puxando minha orelha nas horas necessárias (quase sempre), mas me amando também em todos esses momentos.
Há 14 anos me ordenou Sacerdote e jamais deixou de fazer parte da minha vida.
Agradeço a Deus a presença de Dom Alano durante minha caminhda nestes últimos 24 anos, desde que o conheci.
Com ele aprendi amar o povo e confiar sempre em Deus.
Por isso, mais do que nunca, há 14 anos, SEI EM QUEM ACREDITEI.

Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário