segunda-feira, 22 de agosto de 2011

2013 - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE SERÁ REALIZADA NO BRASIL - RIO DE JANEIRO.

Rio será sede de jornada mundial de católicos.



Anúncio oficial de evento de jovens será feito domingo em Madri pelo Papa Bento XVI, que confirmará sua presença.



Um ano antes da realização da Copa do Mundo no Brasil, o Rio de Janeiro será sede de mais um evento internacional. O governo do estado e a prefeitura confirmaram ontem a realização, em 2013, da 28 ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio, com a presença do Papa Bento XVI, um dos maiores eventos internacionais de massa. A agência de notícias da Congregação Episcopal Italiana (Acidigital) também traz declaração do porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, reproduzida pelo site da Arquidiocese de Niterói, informando sobre a escolha do Rio. O anúncio oficial será feito pelo Papa no domingo, último dia da Jornada Mundial da Juventude, que começou ontem em Madri.

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes viajam sexta-feira em voo de carreira, segundo Paes e a assessoria de Cabral para a capital espanhola, a fim de ouvir o pronunciamento do Papa. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, bispos auxiliares e sacerdotes do clero carioca já estão em Madri.

Maracanãzinho terá vigília a partir das 22h de sábado

A Arquidiocese do Rio prefere falar em cidade candidata. Segundo o padre Marcos William Bernardo, vigário para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, cerca de 16 mil jovens, dos quais 800 do Rio, estão em Madri participando do evento mundial promovido pela Igreja.

A JMJ está reunindo mais de dois milhões de jovens do mundo inteiro. Em 1995, chegou a reunir três milhões de pessoas em Manila, nas Filipinas. Se o Rio for confirmado, se não bater (recorde de público), pelo menos vai chegar perto de Manila. Esperamos a presença de cinco milhões de jovens.

Coordenador Arquidiocesano de Pastorais da Arquidiocese de Niterói, Padre Leandro Freire, conta que 200 jovens da cidade estão em Madri participando da JMJ. Será uma jovem de Niterói, a bailarina Gisele Azevedo Marques, de 28 Anos, da Paróquia Sagrados Corações, que falará, em nome dos brasileiros, no encontro com o Papa.

Criada pelo Papa João Paulo II em 1986, a JMJ acontece a cada três anos. A jornada do Rio será antecipada para não coincidir com a Copa do Mundo.

Para esperar o pronunciamento oficial, sete mil jovens, previamente escolhidos em paróquias do estado, farão uma vigília no Maracanãzinho, a partir das 22h de sábado, até as 6h de domingo. Simultaneamente, e com acompanhamento on-line num telão, haverá vigília em Madri, com a presença do Papa, que terminará com missa e com o anúncio de Bento XVI.


Postado Por:
Paulinho Franco.

Um comentário: