quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Entendendo a Palavra de Deus.

SE AOS FILHOS É RESERVADO O PÃO, PELO MENOS SOBRAM AS MIGALHAS PARA OS "CACHORRINHOS".

O encontro com a mulher pagã, como que obrigou Jesus a alargar as dimensões de sua missão.
No diálogo tenso com a mulher cananeia, ele deu a entender que os destinatários de sua missão era o estreito grupo das "ovelhas perdidas da casa de Israel".
Sua salvação tinha um destino certo: única e exclusivamente, o povo judeu, povo da predileção divina com o qual Deus havia feito uma aliança.
Esta predileção levou à idéia do exclusivismo: só Israel seria objeto da salvação. Jesus, obviamente, não pensava assim, mas seguiu o diálogo para os que estavam com Ele percebessem que o Reino é para todos.
A cananeia apresenta um argumento irrefutável: se aos filhos é reservado o pão, pelo menos sobram as migalhas para os cachorrinhos.
Nem se importou de comparar-se aos cachorrinhos, à espreita de um pedacinho de pão caído da mesa de seu dono.
Existia fé maior do que esta?
Esta cena bastou para que Jesus mostrasse a todos, e principalmente aos seus discípulos, de que existem muitas ovelhas perdidas, fora da casa de Israel.
Assim como viera para os de Israel, era necessário acolher indistintamente a quantos dele se aproximavam.
Ovelha perdida era qualquer pessoa carente de ajuda, que não tinha com quem contar; era o povo abandonado, expoliado e explorado, largado à mercê dos prepotentes; era o povo marginalizado, sem distinção de raça.
Jesus mostrou que tinha sido enviado para todos. Que os discípulos aprendessem esta lição e deixassem de lado seus preconceitos.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Um comentário:

  1. Nossa, q benção este texto, iluminou muito do evangelho de hj, obrigada por compartilhar! Aline

    ResponderExcluir