terça-feira, 16 de agosto de 2011

Entendendo a Palavra de Deus.

NA PERSPECTIVA DE DEUS, O IMPORTANTE É A PARTILHA E A SOLIDARIEDADE.

O desafio lançado por Jesus ao jovem rico, no Evangelho de ontem, deixou-o desconcertado.
A grande quantidade de bens que possuía dava-lhe segurança. Abrir mão deles pareceu-lhe uma loucura. Como haveria de sobreviver?
Por isso, todo perturbado, afastou-se de Jesus deixando de lado a preocupação inicial: o que fazer para obter a vida eterna.
Também os discípulos ficaram transtornados com as palavras do Mestre que acabara de proclamar a impossibilidade de um rico entrar no Reino dos Céus, e fazer parte da comunidade messiânica fundada por ele, cujo rei é Deus.
Isto porque dificilmente abririam mão de suas riquezas para se tornarem discípulos de Jesus.
Então, os discípulos raciocinaram assim: se pessoas ricas jamais farão parte do nosso grupo, como haveremos de sobreviver? Estariam fadados à penúria crônica, vindo, até mesmo, a correr risco de vida. Este, pois, pode ser o sentido da pergunta: "Quem, portanto, poderá salvar-se?". Os discípulos se referiam à subsistência material.
Jesus contrapõe o pensamento divino ao pensamento humano.
Humanamente falando, só é possível sobreviver pelo acúmulo de bens material, embora resulte em miséria para muitos.
Na perspectiva de Deus, o importante é a partilha e a solidariedade.
Os que fizeram opção pela pobreza jamais carecerão do necessário para viver. Os discípulos do Reino devem ter fé na Providência.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário