quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Entendendo a Palavra de Deus.

SEU CAMINHO, DORAVANTE, SERÁ O MESMO DE JESUS. SUA VIDA, ESTARÁ ASSOCIADA À DO MESTRE.

A experiência vocacional de Filipe é fonte de inspiração para o discipulado cristão. Tudo começa com um encontro pessoal com Jesus, seguido de uma ordem: "Segue-me!" O caminho do Mestre e do novo discípulo cruzam-se, fazendo a vida de Filipe passar por uma radical transformação.
Seu caminho, doravante, será o mesmo de Jesus. Sua vida estará associada à do Mestre.
Filipe é atraído por Jesus por tratar-se daquele "de quem escreveram Moisés na Lei, e os profetas".
O seguimento concretizou-se por um motivo verdadeiro. Ele não se deixou encantar apenas pela simpatia ou pela bondade de Jesus, nem pelo seu espírito de liderança e capacidade de expressar-se com autoridade, nem por vantagens que poderia tirar desta amizade.
No Jesus de Nazaré Filipe reconheceu a manifestação da fidelidade de Deus à sua Palavra.
Embora, no futuro, o novo discípulo devesse dar um novo enfoque a seu conceito acerca do messianismo, já era suficiente sua consciência inicial a respeito de Jesus.
O passo seguinte consistiu em comunicar a Natanael sua experiência, quando procurou convencê-lo da veracidade messiânica de Jesus de Nazaré, o filho de José.
Seu esforço visou conduzir Natanael até o Mestre ("ir e ver") para que fizesse uma experiência pessoal, e, só depois, poder decidir-se a segui-lo. A preocupação de levar outras pessoas a Jesus prova a autenticidade do "sim" de Filipe.


UM POUQUINHO MAIS DE SÃO BARTOLOMEU (NATANAEL).

Natanael deveria pertencer ao grupo dos doze Apóstolos; por isso se costuma identificar com Bartolomeu, que é referido nas listas dos Sinóticos(Evangelhos de São Lucas, São Mateus e São Marcos), sempre a seguir a Filipe.
A pergunta de Natanael pode expressar o desprezo de um habitante às margens do lago e pode abranger mais: como será o Messias natural de Nazaré?
Segundo São Lucas, os habitantes de Nazaré não aceitaram Jesus como Messias.
A alusão à figueira, perfeitamente clara para Natanael, continua sendo enigmática para nós.
Uns pensam na figueira como imagem de Israel; outros na vida tranquila e cotidiana sob a parreira e a figueira.
O céu se abriu para Jesus; Jesus o abrirá e tornará acessível.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário