sábado, 3 de setembro de 2011

Entendendo a Palavra de Deus.

A ATITUDE DE JESUS PÔS ABAIXO ESTE RIGORISMO PERFECCIONISTA, PROCURANDO ABRIR A MENTALIDADE DOS DISCÍPULOS PARA O BOM SENSO E PARA A VERDADEIRA FIDELIDADE À DEUS.

A Lei do repouso sabático tornava-se cada vez mais complicada na medida em que havia o perigo de não ser respeitada. A partir do cativeiro babilônico, quando os judeus correram o risco de perder a sua identidade de povo eleito, os mestres procuraram acrescentar à Lei do sábado prescrições cada vez mais rígidas e minuciosas.
Essas regras foram posteriormente recolhidas e organizadas em forma de tratado, ao qual se deu o nome de Shabbat.
Foi o mais longo e o mais importante de todos os tratados da literatura rabínica. Para ser fiel ao mandamento, era preciso assimilar tudo quanto aí era prescrito.
No episódio referido pelo trecho do Evangelho de São Lucas, os fariseus queriam levar Jesus num casuísmo legal.
O fato de os discípulos, em dia de sábado, terem apanhado espigas de trigo para comer, não lhes podia ser imputado como roubo.
Segundo eles, os discípulos tinham infringido a norma que proibia a preparação de alimentos em dia de sábado.
Esta preparação supunha a colheita e a debulha do trigo. Daí serem estas ações também proibidas.
A atitude de Jesus pôs abaixo este rigorismo perfeccionista, procurando abrir a mentalidade dos discípulos para o bom senso e a verdadeira fidelidade a Deus.
O bom senso aconselhava-os a não passar fome, quando tinham comida à disposição. Sendo assim, a Lei da sobrevivência mostrava-se ser mais fundamental que a Lei do repouso sabático.
Esta só seria válida quando não entrasse em conflito com aquela. O mesmo seria necessário dizer de todos os demais mandamentos.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário