quarta-feira, 7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Entendendo a Palavra de Deus.

AS BEM-AVENTURANÇAS VISAM INFUNDIR ÂNIMO E CORANGEM A QUEM SE ENCONTRA NESTA SITUAÇÃO DE PENÚRIA.

As palavras de Jesus dirigem-se aos pobres que tem diante de si. Servindo-se da segunda pessoa do plural - vós -, seu discurso destina-se aos que são carentes de bens materiais, vindo até mesmo a passar fome; aos que choram, talvez porque tiveram seus direitos negados e sua dignidade aviltada; aos que são vítimas de calúnia, ódio e perseguição, devendo levar uma vida difícil de privação dos bens necessários para viver dignamente; portanto, para um grupo de pessoas carentes de palavras de esperança.
As bem-aventuranças visam infundir ânimo e coragem a quem se encontra nesta situação de penúria. Sobretudo os pobres devem ter a certeza de que Deus está do lado deles, e que o Reino lhes pertence. Deus mesmo haverá de saciá-los, consolá-los e ser para eles motivo de alegria.
A outra face da moeda é representada pelos ricos, pelos fartos, pelos folgazões e pelos que estão preocupados com a fama, a qualquer preço.
Estes também encontram-se diante de Jesus, e são o alvo das invectivas que lhe são lançadas com tanta veemência.
É provável que fossem eles a causa da situação de carência dos demais, sem se darem conta. Por isso, são declarados malditos.
Falta-lhes sensibilidade, pois em seus corações não há lugar para a misericórdia. Isto justifica a severidade com que serão tratados, se não se converterem urgentemente, fazendo-se atentos aos apelos dos necessitados.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário