quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA - Entendendo a Palavra de Deus.

A VERDADEIRA DEVOÇÃO A MARIA LEVA SEMPRE A JESUS.

Como quase todas as solenidades principais de Maria, também a Natividade é de origem oriental.
Na Igreja latina tê-la-ia introduzido o papa oriental São Sérgio I, pelos fins do século VII. Originariamente, devia ser a festa da dedicação da atual basílica de santa Ana em Jerusalém.
De fato, a Tradição indicava esse lugar como a sede da humilde morada de Joaquim e Ana, longínquos descendentes de Davi, pais de Nossa Senhora.
Devemos buscar neste culto da Natividade de Maria uma verdade profunda: a vinda do homem-Deus à terra foi longamente preparada pelo Pai no decurso dos séculos.
A pessoa divina do Salvador supera infinitamente tudo o que a humanidade podia gerar, porém a história da humanidade foi como um lento e difícil parto das condições necessárias à Encarnação do filho de Deus.
Quis por isso a devoção cristã venerar as pessoas e os acontecimentos que prepararam o nascimento de Cristo no plano humano e no plano da graça: sua Mãe, o nascimento dela, sua concepção, seus pais e antepassados.
Crer nos preparativos da Encarnação significa crer na realidade da Encarnação e reconhecer a necessidade da colaboração do homem na efetivação da salvação do mundo. A verdadeira devoção a Maria leva sempre a Jesus.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário