sexta-feira, 28 de outubro de 2011

FESTA DOS SANTOS APÓSTOLOS JUDAS TADEU E SIMÃO - Entendendo a Palavra de Deus.

HOMEM SEMELHANTE EN TUDO A NÓS, EXCETO NO PECADO.

Hoje contemplamos um dia inteiro da vida de Jesus. Uma vida que tem duas vertentes claras: a oração e a ação.
Se a vida do cristão há de imitar a vida de Jesus, não podemos prescindir de ambas as dimensões.
Todos os cristãos, inclusive aqueles que têm se consagrado à vida contemplativa, temos de dedicar uns momentos à oração e outros à ação, ainda que varie o tempo que dediquemos a cada uma.
Até os monges e as freiras de clausura dedicam bastante tempo de sua jornada a um trabalho.
Em contrapartida, os que somos mais seculares(os que estão no mundo), se desejamos imitar Jesus, não deveríamos nos mover numa ação desenfreada sem ungi-la com a oração.
Ensina-nos São Jerónimo: «Embora o Apóstolo mandou-nos que orássemos sempre, (...) convém que destinemos umas horas determinadas a esse exercício».
É que Jesus precisava de longos momentos de oração em solitário quando todos dormiam?
Os teólogos estudiam qual era a psicologia de Jesus homem: até que ponto tinha acesso direto à divindade e até que ponto era «homem semelhante em tudo a nós, menos no pecado» (He 4,5). Na medida que o consideremos mais cercano, sua prática de oração será um exemplo evidente para nós.

Assegurada já a oração, só nos fica imitá-lo na ação. No fragmento de hoje, vemo-lo organizando a Igreja, quer dizer, escolhendo os que serão os futuros evangelizadores, chamados a continuar sua misão no mundo.
«Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos» (Lc 6,13).
Depois encontramo-lo curando todo tipo de doença. «A multidão toda tentava tocar nele porque dele saía uma força que curava a todos» (Lc 6,19), diz-nos o evangelista. Para que nossa identificação com Ele seja total, unicamente nos falta que também saia de nós uma força que cure a todos, o que só será possível se estamos inseridos Nele, para que demos muitos frutos (cf. Jn 15,4).


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

3 comentários:

  1. Olá estou aqui pra divulgar meu blog,ele é bem legal tem conteúdos ótimos por favor se puderem façam uma visitinha..obrigadull!!!!!
    http://​jovenscatolicossjo.blogspot.com​/

    ResponderExcluir
  2. Olá estou aqui divulgando meu Blog,que um Blog com textos e materiais críticos,com filosofia e doutrina católica para quem quiser se familiarizar com o magistério da igreja

    ResponderExcluir
  3. Oi, só o nome do blog já dá pra perceber que estão de Parabéns. O mundo realmente precisa de uma juventude Cristã, cada dia mais! Fico feliz, e deixo aqui o URL de um vídeo no YouTube, de jovens louvando a Deus por meio da música! Assistam e evangelizem!! A Paz!

    https://www.youtube.com/watch?v=xHVjD0fwOhk

    Maria interceda pela Juventude Cristã!!!!!

    ResponderExcluir