quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.


NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

No dia 07 de outubro é comemorada a festa de Nossa Senhora do Rosário. Esta devoção teve origem na Idade Média (1571), após a vitória do exército católico sobre o turco, em uma batalha, a qual foi atribuída a intervenção de Nossa Senhora, invocada pela oração do rosário.
A oração do rosário, que simboliza uma coroa de rosas que teria sido entregue a Nossa Senhora, é uma das mais antigas da tradição católica. Diz-se que remonta aos anacoretas orientais que utilizavam pequenas pedrinhas para marcar sua oração vocal. Foram os padres dominicanos os grandes responsáveis por sua difusão, pois, segundo uma lenda, conta-se que Nossa Senhora teria aparecido a São Domingos, recomendando-lhe a recitação do rosário pela salvação do mundo.
Foi o papa Pio V, dominicano, que animou essa prática, que rapidamente difundiu-se entre os católicos. É comum atribuir o pedido de Nossa Senhora para que se reze o rosário, em suas aparições de Fátima e Lourdes. E, quem poderia negar um pedido carinhoso de mãe?
A tradição católica remete a oração do rosário (ou do terço) ao pedido especial que o orante faz a Nossa Senhora para que interceda firmemente pela salvação da humanidade. Que a festa de Nossa Senhora do Rosário anime em nossos corações o desejo de dedicarmo-nos mais a esta oração, percorrendo junto com Maria os mistérios da vida de Jesus Cristo.




Oração a Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário, daí a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, no qual, à recitação da Ave Maria, se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.
São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com Maria na recitação do terço, para que, por meio dessa devoção cheguemo-nos ao mistério amoroso de Jesus, e Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.




Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário