sábado, 27 de novembro de 2010

Domingo, 28 de novembro de 2010 - ANO LITÚRGICO "A" - SÃO MATHEUS - 1º Domingo do Advento - Entendendo a Palavra de Deus.

A VINDA DE JESUS QUE ESPERAMOS NESTE NATAL É ALEGRIA, FRATERNIDADE, PARTILHA, AMOR, COM A PARTICIPAÇÃO NA VIDA E NA GLÓRIA DE DEUS.

A liturgia de início e fim do ano litúrgico destaca os textos escatológicos(aquilo que há de vir) dos Evangelhos, na perspectiva, respectivamente, do advento de Jesus e da manifestação gloriosa do Reino de Deus.
O texto do Evangelho de hoje é extraído do "discurso escatológico" que abrange os capítulos 24 e 25 de São Matheus.
Neste discurso de Jesus, São Matheus mistura sentenças e parábolas referentes à ruína de Jerusalém e à vinda apocalíptica do Filho do homem, com seus sinais precursores.
A ênfase é dada sobre a atitude de vigilância que se deve ter, na expectativa da vinda do Filho do Homem.
Nos Evangelhos, Jesus identifica-se com o Filho do Homem (que neste caso específico significa: o humano) e não com um messias davídico glorioso.
Jesus, Filho do Homem, é o Jesus, Filho de Deus Pai, encarnado, nascido de Maria, que viveu com seus pais em Nazaré, e, depois, envolve-se no Ministério da Libertação dos oprimidos, comunicando sua Vida Divina a todos que n'Ele creem e a todos que amam, respeitam e promovem a vida.
Meditar sobre o Advento de Jesus é compreender a Sua Divina presença Encarnada entre nós, no dia a dia, a partir de Seu nascimento.
Estar vigilante, desperto do sono (segunda leitura deste Domingo), é envolver-se no cumprimento da vontade do Pai, que nos é revelada por Jesus.
Jesus humano não é um rei poderoso e guerreiro violento da estirpe davídica, mas, ao contrário, é aquele Homem manso e humilde de Coração, que inaugura um mundo novo, no qual se deve "fundir suas espadas, para fazer bicos de arado, fundir as lanças, para delas fazer foices" (primeira leitura dete Domingo).
É o mundo novo no qual as fabulosas e incalculáveis riquezas que são gastas com as mais sofisticadas e poderosas armas, por pessoas que não crêem em Deus, para promoverem a morte violenta ou lenta, serão aplicadas para acabar com a fome, com o analfabetismo, com o desemprego, com a morte prematura, proporcionando condições de vida digna para todos.
A vida que, então, desabrocha é alegria, fraternidade, partilha, amor, com a participação na Vida e na Glória de Deus.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário