sábado, 11 de dezembro de 2010

DOMINGO, 12 DE DEZEMBRO DE 2010 - 3º DOMINGO DO ADVENTO - Entendendo a Palavra de Deus.

JOÃO MANDOU PERGUNTAR SE ÉS O HOMEM POR DEUS ESCOLHIDO, OU SE AINDA É PRECISO ESPERAR PELO LIBERTADOR PROMETIDO. (Pe. Zezinho)

João Batista anunciara o juízo iminente de Deus sobre os homens. Agora, preso, ouvindo falar das obras de Jesus, estranha que não tenha havido julgamentos e castigos.
Envia alguns discípulos para perguntar a Jesus se era ele que faria este juízo, ou devia-se esperar outro.
Jesus, em resposta, explicita Suas Obras: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa-Nova.
Estas Obras são sinais da chegada de tempos novos, em uma perspectiva messiânica que, por outro lado, de modo nacionalista, anunciava a vingança de Deus (primeira leitura deste Domingo).
Além dos sinais da vida que é restaurada, há o sinal maior do anúncio da Boa-Nova libertadora dos pobres.
A Ação Libertadora de Jesus provoca escândalo naqueles que estão sob o jugo da ideologia opressora do Templo.
É feita, então, a proclamação da bem-aventurança daqueles que não se escandalizarem. A resposta de Jesus visa abrir os olhos dos discípulos para entenderem sua missão de amor e libertação.
Jesus exalta a autenticidade de João.
Não é um oportunista (caniço ao vento) nem um acomodado ao sistema (roupas finas), mas um profeta que anuncia a justiça e denuncia os opressores prepotentes.
João é o mensageiro que, com seu anúncio, prepara o caminho de Jesus.
Dentre os profetas do Primeiro Testamento, ele é o maior.
Contudo o menor no Reino dos Céus é maior do que João Batista. A afirmação não significa uma competição, mas sim a novidade do Reino em relação aos tempos antigos. Nas comunidades do Reino vive-se o serviço humilde, a valorização de cada membro com seu carisma próprio, a fraternidade sem rivalidade e a partilha amorosa, no anúncio
destemido do Reino.


Pe. Helder Tadeu
SCIO CUI CREDIDI - Sei em quem Acreditei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário