segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Martírio de São João Batista - Evangelho do Dia - Mc 6, 17 - 29.

QUERO QUE ME DÊS AGORA, NUM PRATO, A CABEÇA DE JOÃO BATISTA!

Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
João dizia a Herodes:
"Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão".
Por isso, Herodes o odiava e queria matá-lo, mas não podia.
Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
Finalmente, chegou o dia oportuno.
Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia.
A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça:
"Pede-me o que quiseres e eu te darei".
E lhe jurou dizendo:
"Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino". Ela saiu e perguntou à mãe:
"O que vou pedir?"
A mãe respondeu:
"A cabeça de João Batista".
E, voltando depressa para junto do rei, pediu:
"Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista".
O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar.
Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça.
Ela a entregou à sua mãe.
Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.


Palavra da Salvação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário